Templo Romano de Évora / UNESCO

Roman Temple of Évora / UNESCO

O projecto de design de iluminação reforça a articulação visual do monumento dentro do sistema urbano, dando especial valor aos ângulos de aproximação visual. Neste caso, esses ângulos de observação efectuam-se na diagonal, predominantemente pelo Lg. Marquês de Marialva, numa perspectiva que acentua a progressão repetida das colunas, já que o monumento se encontra praticamente encerrado/envolvido pelo conjunto edificado.O projecto de design de iluminação tira, assim, partido desta abordagem reforçando a leitura do monumento ‘'de dentro para fora' através da pontuação de cada uma das colunas individualmente, com a colocação da fonte de luz na plataforma do monumento. Assim, esta iluminação local cria, de forma particularmente significante, um jogo de luz/sombra contido nas próprias estrias das colunas e no trabalho de maçonaria dos respectivos dos capiteis. Assim, ficam criados dois planos de aproximação ao monumento:
- um primeiro plano visual, com a definição do conjunto das colunas em silhueta quando nos aproximamos lateralmente;
- e, um segundo plano, o da diagonal, com a leitura dessas mesmas colunas em perspectiva reforçada pela iluminação, mas aqui através de uma iluminação rasante, pela positiva.

Para assegurar com precisão a colocação dos projectores entre cada uma das colunas, mas de forma assimétrica, como que a forçar o olhar numa determinada direcção reforçando a profundidade do Templo, uma barra de aço inoxidável em U corre paralelamente, e por dentro, a sucessão alinhada das colunas, permitindo que cada um dos 13 projectores também se alinhem na estrutura.

A precisão dos projectores, que não se encontram perfeitamente e intencionalmente a eixo entre colunas em nenhum dos 2 eixos, permite modelar a leitura da coluna já que, sendo de secção circular, é como que se a luz abraçasse, progressiva e suavemente, todas as suas faces. Por outro lado, os projectores entre as colunas viradas ao Jardim de Diana foram instalados no eixo, perfeitamente simétricos entre colunas, já que a leitura deste alçado se faz frontalmente, embora igualmente recuados relativamente ao seu alinhamento. Este quadro só fica visualmente fechado com os 6 projectores encastrados no solo, que se alinham com as colunas que se lhe opõem, como que a concluir a sua construção visual, conforme se pode visualizar na fotografia geral do monumento. Em dias de nevoeiro, 6 feixes de luz ficam visíveis na atmosfera criando ‘'colunas de luz' completando, assim, virtualmente o próprio Templo.

The lighting design project of the Roman Temple of Évora has to take into account that the city is classified as a World Heritage by the UNESCO.
There is already a lighting strategy which was designed to promote the historical buildings and the urban configuration as an axial system.
Any project of this kind has to reinforce the visual articulation of the monument within the urban fabric tissue. Specific observation points were therefore established and emphazised. The perspective of the laid columns of the Temple was reinforced by the precise position of the floodlights that lead the eye towards the verticality of the columns and of the strias.
All the installation was designed in order not to interfere with the integrity of the monument and to make maintenance not only possible but easy. So the structure was designed in stainless steel in order to provide the fixing points of the floodlights which were not positioned in the middle of the columns, as expected, but asymmetrically to reinforce this perspective.
We have to think that the visual approach of the monument is done in the diagonal. So the visual plans of the temple's facade can be seen one against the other. After the implementation of the new lighting system, these two visual plans can be perceived by the contrast between light and shadow.
Six recessed floodlights were also installed by creating cones of light made visible on a foggy night which define the unbuilt temple. A virtual image of the missing parts of the temple was thus created. The lighting of the surrounding urban space was also modified in order to provide the right scenery to the newly lit temple. A subtle lighting contrast was then created which reinforces the presence of the monument in the historic center as a single visual statement.