Museu Militar, Lisboa

Military Museum, Lisbon

A maior dificuldade residiu no facto de não ser possível resolver ambas as fachadas nascente e poente com o mesmo tipo de solução, conforme inicialmente teria gostado. As reduzidas dimensões do passeio do lado nascente e a intensa circulação de carros e autocarros junto ao monumento não permitiram encastrar os projectores que iriam, igualmente, pontuar esta entrada do Museu Militar. Assim, os candeeiros da iluminação da via ali existentes foram o suporte aos projectores que asseguram a iluminação daquela fachada. A instalação de dois projectores fixados entre as colunas complementaram este quadro quebrando a indesejável uniformidade sempre produzida por uma iluminação colocada 'mais à distância'.

Esta foi, contudo, a única condicionante que nos inibiu de cumprir integralmente com o projecto de design de iluminação que se desenvolve em torno de 4 pontos de intervenção fundamentais. São eles:


- a marcação da cércia do monumento através de uma iluminação contínua e extremamente uniforme do friso que corre ao longo de todo o monumento e que é apenas interrompido pelas entradas nascente e poente; no caso do terraço avançado a iluminação é feita de forma a acompanhar o ritmo descontínuo da balustrada;
- a marcação da fachada sul valorizando e identificando o ritmo e o volume da sequência das colunas de secção quadrada e de secção circular conferindo-lhe um movimento só possível de ser visualmente reforçado pela própria iluminação. Assim, o contraste luz/sombra produzido, com a iluminação a eixo das colunas de secção quadrada pela frente e das restantes colunas igualmente a eixo mas, por detrás e, portanto, em silhueta, modela este conjunto que é visualmente amarrado aos outros dois alçados através da iluminação do friso.
- instalação do equipamento de forma a não ser perceptível de nenhum ponto de observação quer de dia, quer de noite.
- escolha do tipo de fonte de luz de forma a beneficiar a leitura do tipo de pedra e da própria cor (índice de absorção/reflexão) do monumento.


The lighting design project of the Military Museum was undertaken as part of the conservation and restoration work done on the monument's facade. Due to this fact, a better result was achieved in the promotion both of the monument and this important area of the city facing the river. Four main points were considered to define this lighting concept:
1. definition of the gauge by a continuous and uniform line of light stretching all along the monument only interrupted by the main eastern and western entrances, the exception being the lighting of the balcony supported by a set of columns
2. the visual value of the set of columns was emphazised by the contrast between light and shadow created by two lighting techniques according to the section of the two types of columns: silhouette and floodlight. The former was applied to the columns with circular section; the latter to the columns with square section.
3. the installation of the electrical equipment should not be seen from any observation point (day & night).
4. the light sources should be chosen according to the level of reflection/absorption of the recently painted monument.
We should say that the most important and original feature of this project was the combination of the silhouette and floodlight techniques. This made a better understanding of the architectural singularity of the monument possible: through lighting two set of columns instead of one were made visibl
Public lighting has been adjusted to the monument’'s new lighting for the first time, in order to ‘'save'’the modelling light effect. One of the main problems in cities is the interference of streetlighting with the visual impact of lit monuments since, unfortunately, the two are done separately without any lighting design strategy.