Praça do Comércio, Lisboa

Commerce Square, Lisbon

A iluminação desta Praça envolveria 4 fases distintas de intervenção:

- iluminação da estátua D. José I,
- iluminação do conjunto edificado composto pelos Ministérios,
- iluminação do Arco da R. Augusta,
- e, por fim, a iluminação das arcadas

 

O facto de a iluminação das arcadas, desde o início do projecto, ter sido excluída como parte da intervenção, por questões orçamentais e de viabilidade técnica de demorada resolução, deixou este projecto sem a coerência necessária para não olharmos para este conjunto com natural desconfiança. Este facto deixa o monumento desgarrado do espaço urbano tornando-se difícil esquecer a falta da uniformidade presente na iluminação do percurso das arcadas, o que a distancia do conjunto criando uma inevitável ruptura visual.
A iluminação das arcadas será uma intervenção fundamental para reunir as condições urbanas e ambientais deste conjunto no quadro nocturno, mas a dificuldade de reposição das lanternas aí existentes e da substituição da instalação eléctrica para viabilizar a nova posição, exige uma intervenção de delicada exigência, mas de grande interesse para o equilíbrio que se tinha por objectivo alcançar.

A iluminação do Arco da Rua Augusta começou por introduzir melhorias a uma situação existente e, só depois, se considerou o interesse de passar à fase de alargar a intervenção. Sempre existe uma natural inibição de criatividade quando os passos não se encontram enquadrados numa perspectiva de conjunto. É sempre difícil atingir a mesma distância ao objecto que se apresenta visualmente desmembrado... Talvez, por isso, a intervenção denuncie, pelo menos aos meus olhos, esta situação; o que passará, eventualmente, despercebido a outros.
Assim, a perspectiva da R. Augusta é, para mim, a mais consolidada, já que exigiu uma intervenção de raiz. Curiosamente, o arco não se encontrava iluminado deste lado.
Assim, a marcação do vão do arco revelou-se tarefa fundamental para definir a escala e as proporções do arco relativamente ao conjunto das arcadas. Este exercício confirmou-se definitivamente importante dado que, a partir do momento em que a instalação do sistema de iluminação ficou concluída, notou-se que passou a não ser indiferente a passagem de tantas pessoas por esta porta da cidade.

A solução encontrada para definir espacialmente o perímetro da praça foi levada à marcação da cércia dos Ministérios, não deixando sobrepor a luz ao ritmo vazio/cheio da balustrada que a cerca. O exaltar das esculturas que se encontram nas esquinas e ao topo dos torreões marca o seu limite visual, elevando-se e marcando a massa cúbica dos mesmos. Estes torreões são, então, visualmente assinalados pelas suas entradas viradas à praça e ao rio rematando visualmente este conjunto que parece recolher. Num projecto desta escala urbana não podemos perder a noção de que, no pormenor, podemos marcar a diferença independentemente do grande gesto de marcação visual. Assim, os óculos que rematam os cunhais dos quarteirões definidos pelos 2 braços e fachada principal dos ministérios foram objecto de particular atenção.

This U-shaped square is the most important urban space in historical Lisbon due to its privileged location facing the river Tagus. It is a unique eighteenth century square surrounded by a repetitive and symmetrical set of arcades typical of the spirit of the Enlightenment. A sumptuous arche du triomphe opens up to the square and the river. To reinforce the monumentality of the place a royal statue stands in the middle of the square.
A lighting concept was designed which aims at visually articulating the three stated elements (the arcades/buildings, the arch and the statue).
The arch was considered the linking visual element of the whole. Therefore, both sides (back and front) were lit in order to emphazise its dual role as an entrance both to the city and the river. The arch was also lit from bellow in order to reinforce its scale, proportions and verticality as a true arche du triomphe.

The arcades were seen as arms embracing both the urban space and the statue. Therefore, white light was selected to create this effect which reaches its focal point in the 4000k of the metal halide light source installed to light the statue.
Due to the size of the buildings it was necessary to find a subtle way of promoting this national monument. This was achieved by defining the rhythm of the balconies through dotted lines of light as well as the verticality of the rich stone corners.
In a project of this scale details are an important issue to be considered. It is the case of the eye windows that crown each corner of the three buildings composing the U-shaped square. These were lit with local lighting which allows all the details of stone to be better seen than by daylight.