Taguspark, núcleo central

Taguspark, main office building

 

O desenvolvimento do conceito que esteve subjacente às decisões de design de iluminação teve, como primeira preocupação, o entendimento das linhas de força da arquitectura. Logo, o corpo da adminstração sempre se revelou um volume interessante que se distingue, do seu conjunto e da envolvente, pela sua forma e proporções. Assim, a tradução dessa proporção e relação espacial levou a encontrar as linhas de desenho fundamentais que traduzem esta arquitectura. Numa avaliação da relação dos diferentes elementos encontrámos os pontos de maior interesse para a projecção de luz, pontos que se encontram relacionados com essa geometria espacial: o desfazamento do eixo do volume avançado, que responde à rampa de acesso ao primeiro andar, relativamente, ao eixo do volume da arquitecutra principal que escorrega nessa direcção, suscitou-nos logo o interesse.

A introdução da luz azul (CMYK) computorizadamente modelada permite a variação controlada no tempo em função de eventuais guiões visuais. Esta luz poderá ser complementada por projecção de imagens ou texturas que intensifique o estímulo visual na aproximação ao edifício.
A partir dessa área, a iluminação do edifício da administração será apenas identificada pela iluminação localizada dos vãos das janelas como linhas circulares. Assim, todo o conceito 'anda à volta' deste objecto sendo o corpo de linhas horizontais onde se situam as empresas um complemento desta imagem. Por isso, a horizontalidade será marcada por linhas de luz uniforme que apenas traduzem a projecção visual das platibandas na vertical. As platibandas dos vãos tornam-se, assim, como elemento de suporte à iluminação aliando-se às necessidades da mesma. Assim, nasceu a MARCAÇÃO VISUAL DO TEMPO.

The concept that underlies this lighting project takes the main lines of the building's architecture as its main concern. The most important architectural features of the building are its shape and volume and the way it relates by contrast to the environment and the other buildings of the park. Tracing the geometrical lines that define this architectural shape guided us to develop the lighting concept by finding the relevant points from which the light should be projected. The most interesting feature of this building lies on the deviation of the main axis of constructive lines which will be revealed by light throughout the shaped shadows.

So, colour was introduced to translate what we called "A Visual Hour Scene" by taking blue as the permanent colour with subtle changes of saturation until it reaches the first 15 m, and every 15 m it takes a different colour. So, green, magenta and orange follow. However, each hour is visually announced by the white colour as if beyond the reach of time. To reach this configuration the Lightjockey software is used. To complement this scheme the horizontal lines of the building are reinforced taking the windows platband as the support of the linear light. The use of this device avoids the strong and unwelcome shadows that it would be produced if light was not installed there.